terça-feira, 19 de junho de 2012

Dúvidas


Como uma mãe pode evitar que seu filho tenha Síndrome de Down?Como é uma alteração genética, não existe meio de se evitar por completo a chance de se ter um filho portador. Alguns fatores podem contribuir na prevenção como a idade materna e a utilização de ácido fólico três meses antes de engravidar e permanecer por igual período após a concepção. 



Se eu tiver algum familiar com Síndrome de Down, qual a chance de eu ter um filho com o problema?A mesma da população geral, pois a alteração está relacionada com a idade materna e não no fato de existirem casos na família.

Um bebê inseminado artificialmente tem mais probabilidade de ser um portador de síndrome de Down ?R: Não, a probabilidade é a mesma.



Como é possível, através da análise de apenas algumas células do bebê ou do feto, garantir com segurança absoluta que ele tem síndrome de Down?
R: Basta que uma das células apresente três cromossomos no par 21 para que o diagnóstico da síndrome esteja correto. O cariótipo, porém, não tem só por obje­tivo dar o diagnóstico da trissomia, mas, principalmente, saber sua origem, para que os pais possam conhecer as chances de terem um outro filho com síndrome de Down.
Em tese, portanto, qualquer casal - mesmo jovem -pode conceber um feto com síndrome de Down?
R: Sim, embora alguns corram maior risco do que outros, dependendo da ocor­rência de algum caso de anomalia genética na família e/ou da idade do casal no momento da concepção.








                                                                                                 
site: www.abcdasaude.com.br/artigo.php?393
      wikipedia.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário